Deixe sua marc@ (Atividades)

Olá Turma boa de Licenciatura em Química do IFG Câmpus Anápolis.

Olá Turm@!

Continuamos nossa aula sobre a Teoria Histórico-Cultural aqui em nosso ambiente online. Como sugerido na última aula, é interessante assistir a esse vídeo com as ideias básicas de Vygostky. A partir dele, nossos estudos poderão ter maior clareza nas discussões em aula.
Ao assistir o vídeo, comente sobre as principais ideias de Vygostky e pense sobre sua a docência nessa perspectiva teórica. 

Obs.: Ao publicar seu comentário, identifique-se e diga a atividade a que se refere. Obrigada!

Abraços,
Profa. Cláudia Helena

Vídeo: 






Já temos atividades online!!! 

Atividade 1 (referente à 12/09/12  e 14/09/12).

Vejam os slides abaixo e, em seguida, comentem a partir dos conceitos apreendidos por você. Lembrem-se de fundamentar seu comentário a partir do texto "Educação e Educação Escolar" do Neri de Paula e das nossas discussões na sala de aula do IFG. LEMBRE-SE DE COLOCAR SEU NOME COMPLETO. 

Mínimo de 15 e máximo de 20 linhas.


 Qualquer dúvida, é só perguntar na página DÚVIDAS.

Abraços,

Profa. Ms. Cláudia Helena

27 comentários:

  1. Pode-se afirmar que todos nós estamos envolvidos com a educação e isso contribui de fato para a formação de indivíduos, pois é através dessa aprendizagem que ele passará a ter uma visão critica, libertadora.
    O conhecimento que será transmitido pelo educador não será apenas transmitido ele será trabalhado, refletido, pois somente assim o aluno questionará mais, terá novas idéias e passará a construir suas próprias concepções relacionando o seu conhecimento prévio com o conhecimento cientifico adquirido.
    Cabe ressaltar a necessidade do Processo Educacional na Educação Escolar que é caracterizado pela educação formal aquela oferecida na escola, e a educação informal aquela adquirida no cotidiano das pessoas.
    Em outras palavras, sabemos que a educação contribui de uma forma significativa na vida das pessoas, gera mudanças, nos torna seres pensantes e reflexivos e essas transformações nos permitirá uma melhor interação com o mundo.
    Michelle Ariane Januário

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    1. Olá Michelle@

      Boas suas reflexões sobre a necessidade de um processo educacional bem como sobre construir suas próprias concepções relacionando o seu conhecimento prévio com o conhecimento cientifico adquirido.

      Você poderia explicar melhor essa sua afirmação?

      Abraços,

      Profa. Cláudia

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  2. Educação é algo que está inserido em cada um, é como se fosse nossa própria digital pois não é possível padronizar ou copiar a educação de outra pessoa. Ela é parte de nossa vida é nosso cartão de visita, é ela que irá ditar o rumo de cada um. Durante toda a vida o indivíduo recebe subsídios para se formar como ser, é importante salientar que passamos pelo processo educacional do começo até o fim de nossas vidas, e cabe a cada um absorver os ensinamentos que são nos dados seja na educação formal ou informal. Não podemos esquecer que o meio na maioria das vezes acaba influenciando o indivíduo e assim acaba o levando para um cominho tortuoso. A psicologia sócio-histórica de Vigotisk, nos remete a isso pois segundo o que ele diz o indivíduo se forma a partir de sua história de vida e de suas origens, sendo assim aquilo que lhe é passado pricipalmente no início da vida irá influenciá lo pelo resto. Criar um ambiente favorável de educação é importante para o desenvolvimento de cada um, pois irá contribuir para que este possa absorver de forma satisfatória aquilo que lhe é passado.

    Rodrigo Alexandre Rocha

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    1. Olá Rodrigo!

      Olha só que interessante...Você já nos trouxe a abordagem histórico-cultural de Vygostky!

      Então, o que você pode nos dizer sobre Vygostky...o que sabe sobre ele e sua teoria? Socialize conosco. Ah...você pode comentar as respostas de seus colegas também.

      Abraços,

      Profa. Cláudia

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    2. Olá professora!

      Me simpatizei muito com a teoria sócio histórica de Vygotsky quando o estudamos em psicologia no semestre passado. Sei que ele foi um grande pensador russo do início do século passado, ele foi pioneiro no estudo do desenvolvimento da criança em função das interações sociais e da condição de vida ( Wikipédia). Em resumo somos influenciados pelo meio, quando analisamos nossa vida percebemos que somos profundamente influenciados pela nossa história de vida e carregamos tudo isso em nosso desenvolvimento, ou seja, Vygotsky estava certo.

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  3. A cada instante de nossa vida a EDUCAÇÃO se faz presente, é algo tão "natural" que as vezes nem notamos que estamos em um processo educacional, pois ela está presente não só no ambiente escolar, mas em cada espaço em que convivemos.
    Também é importante ressaltar que o "tipo" de educação cada um possui depende do meio em que o indivíduo está inserido. A falta de interesse em aprender o novo leva o individuo ao comodismo e isso o acaba levando a pensar que não é preciso aprender algo diferente.
    "Se alguém pensa diferente de mim não significa que eu ou outro esteja certo ou errado."
    O importante é estar receptivo em aprender e receber algo novo e respeitar cada conceito.
    O processo educacional deve ser construtivo, pois é onde se estabelece valores e modo de vida.
    Naira da Silva Pontes Frazão.

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    1. Olá Naira!

      Concordo com você que aprendemos a todo instante, ou como diz, "a cada instante de nossa vida a EDUCAÇÃO se faz presente". Então você faz menção à Educação Informal e Não-formal?

      E como o processo educacional pode ser construtivo?

      Ah...você pode comentar as respostas dos seus colegas.

      Abraços,

      Profa. Cláudia

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  4. A educação está em todos os lugares em todo tempo. Estamos em constante processo de aprendizagem, através do senso comum, dos diferentes tipos de cultura, religiões e etnias. Onde quer que estejamos, estamos sempre conhecendo coisas novas, trocando experiências com diferentes valores, que nos leva a construir pontos de ancoragem e aprendizagem significativa. É através desses conhecimentos que uma sociedade se molda, possuindo seus próprios costumes, formas diferentes de viver e de ensinar, gerando inovação e transformação em suas gerações futuras.
    Quando falamos em educação, vem logo à mente uma educação escolar, que pode ser, segundo Paulo Freire uma educação libertadora, onde um indivíduo recebe conhecimentos e consegue questionar a sua situação como cidadão e realizar críticas em relação a conteúdos apresentados nas escolas e até em outros veículos de comunicação como rádios, internet e televisão, não aceitando a situação de opressão que a maioria das pessoas vive. Por outro lado a educação escolar também pode oprimir cidadãos, fazendo com que estes reproduzam as ideias e os interesses da classe dominante.
    Estes dois cenários podem ser decididos por educadores, que tem o poder de apenas transmitir conhecimentos científico ou poder de causar transformações positivas na mente de indivíduos fazendo assim com que estes lutem para que a sociedade seja cada vez mais justa e igualitária.
    Patricia Anne da Mata Monteiro



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    1. Que bom Patrícia!
      Já estamos avançando em nossos estudos, hein!? Você já mencionou Paulo Freire e a educação libertadora. Explicou também que existe uma educação que oprime cidadãos. Você tem algum exemplo para nos dar?


      Ah...você pode comentar as respostas dos seus colegas.

      Abraços,

      Profa. Cláudia

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  5. Na necessidade de separar uma sociedade surge a escola, que empenhada nesse processo, passa a ser um instrumento de dominação daqueles que detém o poder, usando a escola como arma de se fazer acreditar no favorecimento de classes, que na verdade não é nada valorizada. O processo ensino aprendizado, que caracteriza educação, é um conceito que já está formado na mentalidade de qualquer pessoa, através do censo comum, que é o aprendizado que ocorre de forma natural, onde todo e qualquer indivíduo se adéqua às características do meio social em que vive. Na educação escolar o indivíduo se relaciona com o mundo e consigo mesmo, com conhecimento didático escolar, uma vez que ninguém educa ninguém, mas todos fazem parte do processo, como se fosse uma troca de conhecimentos, desconsiderando a ideias de que o educado é um mero receptor de conhecimentos passados pelo professor, onde na verdade esse processo é trabalhado de forma lógica e o próprio educado se conceitua diante dos conhecimentos recebidos, pois a educação não é algo que é conferido somente à escola tradicional como um método curricular, mas um processo que ocorre em vários ambientes do cotidiano, e é um dos elementos que distingue uma sociedade. Silas David de Souza

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    1. Olá Silas!

      Você pressupõe em suas escritas a diferença entre o senso comum e um conhecimeto mais científico. Como podemos fazer esse movimento na escola?

      Ah...você pode comentar as respostas dos seus colegas.

      Abraços,

      Profa. Cláudia

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  6. Ao abordarmos o tema educação temos que abordar vários pontos de vista ou seja a educação como sociedade onde os seres. humanos vivem e sobrevivem.
    A educação que forma a Personalidade dos indivíduos, tendo como finalidade a Adaptação. do indivíduo a sociedade onde garante a integração de todos. os indivíduos no corpo social.
    Várias teorias são criadas em torno deste tema sendo assim necessário fazer uma abordagem mais Sistemática. sobre o assunto.
    Att. Edgleisson R. Oliveira

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    1. Olá Edgleisson!

      Realmente a Educação nos conduz por diversas abordagens teóricas de estudo e de realização do trabalho pedagógico nas diversas áreas do conhecimento. O que requer estudos para compreensão...

      Nesse caso, o que sugere para realizar uma abordagem mais sistemãtica?


      Ah...você pode comentar as respostas dos seus colegas.

      Abraços,

      Profa. Cláudia

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  7. Ao estudarmos o texto educação e educação escolar podemos entender através do autor que a educação e educação escolar a primeira vista parecem ser a mesma coisa, mas ao aprofurdamos no texto observamos que na realidade são duas coisas distintas, ao mesmo tempo que são iguais conseguimos enxergar suas diferenças e sua semelhança que é o processo de aprender e ensinar para o convívio em sociedade.
    Então nos deparamos com dois tipos de educação a formal e a informal.
    Começaremos a falar da educação informal a qual é ensinada no cotidiano , como a educação é importante e necessária para a convivência em sociedade, esta ocorre "em casa, na rua, na religião, no ambiente de trabalho etc;aprendemos a respeitar os direitos e deveres dentro da sociedade que se divide em classes sociais.
    Quando usamos a expressão divisão de classes já notamos que para a classe dominante o interessante é manter esta divisão,dessa forma surge a necessidade de uma educação formal , em um ambiente escolar.
    A educação escolar pode ser colocada de duas maneiras, uma educação reprodutora que procura reproduzir e manter a dominação da classe dominante.Mas pode também ser libertadora como instrumento de superação das diferenças sociais.
    podemos notar que a educação escolar ao mesmo tempo que busca a igualdade, ela reproduz e mantem as diferenças da divisão de classes.Graziela.B.P.Silva

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  8. Olá Grazi!

    Você apresenta uma distinção entre a educação formal e informal na visão do autor do texto estudado Neri de Paula. Mas qual a sua visão e suas percepções sobre o que seja educação e seus diferentes tipos?
    Ah...você pode comentar as respostas dos seus colegas.

    Abraços,

    Profa. Cláudia

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  9. A pratica educativa e um fato social, cuja origem está ligada a própria humanidade, a didática vem para orientar a eficácia da aprendizagem onde se deve levar em conta a realidade dos alunos, em seu nível de conhecimento e o lugar que o aluno se encontra para sua disposição, o educador tem que analisar a melhor maneira para transmitir o conhecimento para o aluno de forma interessante e marcante para fazer o aluno pensar além da matéria administrada naquela aula.
    Nos não podemos esquecer que a educação não acontece somente na escola, pode ser a mais priorizada, mas não a única podendo ocorrer em outros lugares (casa, igreja, local de trabalho) tendo a necessidade para um aluno se transformar em um ser pensante e necessário uma educação liberal, onde ocorra uma ligação de diferentes áreas do conhecimento, para se tornar um ser ativo na sociedade.
    rubens

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  10. Então Rubens, de fato, a prática educativa é um fato social. Desse modo, conforme Libâneo temos a escola como síntese da cultura social, histórica e da construção do aluno a partir de sua subjetividade.

    E se presenciamos a educação em diversos espaços, como você pensa que pode ser liberal nesses espaços?

    Abraços,
    Profa. Cláudia

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  11. PSICOLOGIA HISTÓRICO CULTURAL
    De acordo com Vygostky o ser humano se constroi através da interação com os outros, ninguém "se faz" sozinho. Essa construção se realiza através da INTERAÇÃO com outros indivíduos. A interação é mediada pela Linguagem (símbolos). Assim o indiv´duo consegue COMPREEDER o que está aprendendo. O PROFESSOR é o mediador que ajuda nessa interação passando aos alunos aquilo q ele tem de melhor a oferecer: o CONHECIMENTO.
    Naira da Silva Pontes Frazão.

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    1. Olá Naira! É esse o caminho para o entendimento das ideias de Vygostky: pensar na interação entre os sujeitos em espaços sociais e contextos culturais.
      Vamos conversando...
      Abraços,
      Profa. Cláudia

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  12. Segundo Vygostky o professor é o mediador entre o aluno e o aprendizado portanto, ele tem uma grande responsabilidade e deve encarar dessa forma pois suas atitudes podem interferir diretamente no processo de compreensão dos alunos. É necessário que a criança não seja repreendida e sim estimulada a interagir e assim desenvolver seu aprendizado.

    Rodrigo Alexandre

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    1. Olá Rodrigo! Realmente o professor é considerado o mediador entre o aluno e o saber. Mas vamos pensar juntos avançando nas ideias de Davydov: Qual é a importância do planejamento do professor nessa mediação para a formação do pensamento teórico do aluno(a)?

      Abraços,
      Profa. Cláudia

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  13. As ideias básicas de Vygotsky

    A linguagem de um modo geral é indispensável para o ser humano, pois é através dela que nos permite compreender, aprender e interagir uns com os outros. E esse processo de interação social que estuda o desenvolvimento do pensamento e da linguagem, esta de acordo com Vygotsky.
    E essa relação um com os outros desenvolve a aprendizagem e o professor tem um grande papel sendo o mediador entre a criança e o mundo (conhecimento), ele é o intermediário do processo da ZDP (Zona de Desenvolvimento Proximal) do aluno que é justamente aquele que favorece o aprendizado, ou seja, impulsiona o desenvolvimento psíquico da criança, sendo de grande valia o seu papel como educador.
    É de grande importância a ideia Vygotskiana que ate hoje é utilizada por vários profissionais que contribui de forma significativa para uma aprendizagem de qualidade.

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    1. Olá Michelle! A linguagem permite as diversas expressões e manifestações dos sujeitos em contexto escolar e outros contextos. Na perspectiva apresentada por Vygostky, o desenvolvimento é possível apenas com a realização do aprendizado organizado e isso se dá por meio da mediação. Bom...são questões muito importantes para os estudos da Didática e que vão nos apoiando em nossa prática.

      Abraços,
      Profa. Cláudia

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  14. Segundo Vygotsyi o que diferencia o animal humano dos outros animais, é a capacidade de se interagir em grupos. Através da linguagem conseguimos desenvolver e nos comunicar pelos símbolos.
    A aprendizagem é propiciada pelo meio, ou seja, a convivência em comunidade é um fator importante para o desenvolvimento cognitivo. Apesar de um individuo possuir habilidades herdadas da genética dos pais, é preciso interagir com outras pessoas e com o meio para aprender através das trocas, nesse caso o coletivo influencia o aprendizado da criança fazendo com que esta se desenvolva internalizando o conhecimento existente e adquirido.
    A linguagem foi o grande passo para o desenvolvimento, pois através dela conseguimos nos comunicar, sem ela não conseguiríamos interagir em grupos, mesmo através de sinais ou símbolos escritos nos comunicamos, o desenvolvimento intelectual e emocional se dá através da convivência com outras pessoas, quando conseguimos interagir e internalizar a aprendizagem, precisamos de um mediador para o desenvolvimento que Vygotskiy chama de ZDP(Zona de desenvolvimento Proximal), esse mediador é o professor que auxiliará o aluno dentro de suas capacidades e evoluções de aprendizagem para o desenvolvimento do seu potencial.
    Graziela B. P. Silva Aula do dia 10/11/2012.

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    1. Olá Grazi!
      Que bom que trouxe a questão da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP)para nós, ou seja, a distância entre a zona de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento proximal.
      Vamos conversando...
      Abraços,
      Profa. Cláudia

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  15. Segundo Vygotsky, ninguém constrói conhecimento sozinho, precisa dos outros. Para isso, a linguagem é um instrumento importante, é o que nos permite o contato com o outro. É a linguagem que diferencia o homem dos outros animais. O professor tem a grande função de ser o mediador entre a criança e o mundo à sua volta, é o professor quem vai transmitir o conhecimento da melhor forma para a compreensão e construção do conhecimento.
    Angélica de Santana Bastos

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  16. Então, mesmo não tendo participado da aula presencial, pelo vídeo vou fazer meu comentário.
    As ideias de Vygostky são baseadas na linguagem e pensamento, a interação, a mediação, a internalização, e a zona de desenvolvimento proximal (ZDP). Com certeza fazem todo sentido se estudarmos e analisarmos o desenvolvimento das crianças nas etapas da vida onde tudo o que foi citado nestes quatro pontos se encaixam e nos remete ao principal para nós futuros professores a ZDP.
    A responsabilidade e a atenção são bem maiores do que imaginava, pois ser “mediador entre a criança e o mundo” é algo de muita reflexão por simplesmente depender do professor mais que um ensinar, mas toda a pessoa humana, nos vários ambitos de sua vida, ajudando a “atingir o seu potencial” sugere um orgulho muito grande,também por colaborar com um mundo melhor e satisfação com a docência tão desvalorizada.
    O saber o potencial que cada um traz consigo, e que é diferente um do outro é esplendido.
    Daniel Gomes da Paixão.

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